Social Icons

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Dossiê da Coloração: tudo o que você precisa saber

Dossiê da Coloração: tudo o que você precisa saber


Meninas, vou postar uma super dica que vi no blog www.cabeloslindos.com.br
Vou começar falando que é bom saber que uma tintura consegue baixaram dois tos da cor natural do cabelo. Se é castanho pode chegar no máximo no loiro escuro. Uma coisa que muitos leigos não sabem, é que se você quiser mechas até dois tons acima do seu natural, ao invés de usar descolorante que danifica mais a estrutura do fio, você pode usar a coloração para fazer mechas.
Uma coisa que quase todo mundo sabe: tinta não clareia tinta e ponto final. Não adianta espernear e tentar clarear, você só vai saturar seu fio de amônia, danificando os cabelos.
Segundo especialistas, a cor do cabelo pode ser classificada de 1 a 10.
1 – preto
2 – castanho escuríssimo
3 – castanho escuro
4 – castanho
5 – castanho claro
6 – louro escuro
7 – louro
8 – ouro claro
9 – louro muito claro
10 – louro claríssimo
Além deles, existem loiros que vão até o 12.
tabela-cores-cabelo-tinta
Entendendo as cores: Em algumas embalagens vemos variações desses números, como 7.4 ou 6.1. Quando tem apenas números inteiros chamamos de cor base. Se são dois números, o primeiro indica a base e o segundo, a nuance (existem 9 nuances):
- Acinzentado
- Mate
- Vermelho-dourado
- Acaju
- Violeta/Azulado
- Marrom
- Dourado
- Pérola
- Fumê
Já os cabelos coloridos de cores diferentes como roxo, azul, verde etc. precisam de produtos especiais com paleta de cores especiais e ainda assim é difícil de encontrar produtos de qualidade nacionais para esse tipo de coloração. Estão chegando os Hair Chalks, mas saem com poucas lavagens. Para esse tipo de procedimento, que exige descoloração, é imprescindível buscar um Profissional.
Agora vamos entender os reflexos que vem logo após do ponto ou da vírgula na embalagem da coloração. Isso significa que há uma cor secundária. Quando há dois reflexos na mesma fórmula, o primeiro corresponde a 70% da nuance. Já o segundo tem a função de intensificar (mais quente) ou atenuar (mais frio) o principal. E se houver dois reflexos com o mesmo número? Significa um reflexo intenso.
Zero após a barra, o ponto ou a vírgula, indica que não há reflexo, mas se vier seguido de outro número mostra que há luminosidade suave, e se fr o último na nomenclatura, luminosidade mais intensa. São reflexos:
- 0 Natural
- 1. Acinzentado
- 2. Violeta?Irisado
- 3. Dorado
- 4. Acobreado
- 5. Acaju
- 6. Vermelho
- 7. marrom, ,ate ou chocolate
tabela-cores-cabelo-tinta2
Ex: 7.44 – loiro médio acobreado intenso.
Pigmentos: A cor natural dos fios é definida a partir dos pigmentos presentes no interior da fibra e se dividem em dois grupos:
1 – Anágena: variam do preto ao vermelho escuro e são os mais difíceis de serem removidos.
2 – Catágena: Vão do vermelho intenso ao amarelo pálido e são mais fáceis de eliminar.
A cor que será reproduzida no cabelo não é aquela do catálogo, que fique claro gente! A cor final é o resultado da combinação da cor da tintura com a xor do cabelo, seja ele tingido ou não. A melhor forma de não errar, vou falar de novo, é fazer um teste com uma pequena mecha de cabelo antes da aplicação.
A tal da colorimeria: é como se chama o estudo das cores. As cores são dividas em três categorias que aprendemos na pré-escola, né gente?!:
1 – Primárias ou fundamentais: Azul, amarelo e vermelho.
tabela-cores-cabelo-tinta2
2 – Secundárias ou complementares: é o resultado da combinação na mesma proporção das cores primárias, realizada da seguinte maneira:
Azul +amarelo = vede
Vermelho + amarelo = laranja
Azul + Vermelho = roxo ou violeta
3 – Terciárias: formadas a partir da união de uma cor secundária com outra primária ou secundária
cores

As cores também podem ser classificadas conforme sua vibração:
Quentes: Mais intensas, são com bases em vermelhos, no amarelo, laranja e reflexo róseo, acaju, vermelho, dourado e acobreado
Frias: Sombrias, distanciam e redizem aparentemente as formas. Fazem parte da lista os tons de azul, verde, cinza e violeta.
Neutras: Resultam na combinação de tons quentes e frios e apresentam pouca visibilidade, por isso são usadas para criar fundos.
E a famosa Estrela de Oswald? Trata-se de um diagrama em forma de estrela de seis pontos e cada uma delas apresenta uma cor. As primárias (azul, amarelo e vermelho) tem como antagonistas as secundárias. Ou seja no sentido oposto do tom, encontro-se outro que pode anula-lo ou neutraliza-lo. Por isso é importante conhecer muito bem essa estrela.
“Quem colore os fios e ficam com eles laranjas, devem consultar a estrela para saber como anular o efeito. Até para usar produtos de tratamento que possui cor, como máscaras e xampus violetas é necessário a consulta. O uso demasiado desses produtos podem deixar o cabelo mate (chamo de cor de burro quando foge, rsrs).”
Por exemplo, o azul pode  é complementar do laranja, como este é do azul. um avermelhado numa descoloração pode ser corrigido com o uso da cor oposta ao vermelho, ou seja, com o verde ou o mate. Já se a cor ficar azulada, o laranja irá anular o excesso, enquanto o violeta ajuda a eliminar as manchas amareladas dos fios brancos.
estrela-de-oswald
Agora vou falar rapidamente sobre a água oxigenada para o post não virar manual de curso.
A escolha da volumagem do oxidante para uma coloração permanente é uma das etapas mais importantes de todo processo químico, pois é ela que vai clarear a cor natural até atingir a altura do tom desejada:
1 – OX de 10 volumes: equivale a 3% e sua ação é tom sobre tom ou escurecimento.
2 – OX de 20 volumes: equivale a 6%, clareia de um a 2 tons.
3 – OX de 30 volumes: equivale a 9%, clareia de 2 a 3 tons.
4 – OX de 40 volumes: Tenham cuidado com essa volumagem! Já tive corte químico quando fizeram mechas em mim com essa OX em um Salão aqui de Porto Alegre que se intitula o Rei das loiras. Pode ser muito perigosa! Equivale a 12%, clareia até 4 tons em cabelos fortes, grossos e virgens, que não abrem com outras OX.
Para o post não ficar mais giga, vou continuar o assunto em outros, abordando perguntas e respostas, cabelos brancos, mordaçagem, mechas, etc.
Espero que tenham gostado desse “pequeno” dossiê da coloração e ajude a vocês em casa, até na hora de escolher produtos que matizem os fios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário