Volta e meia a gente mostra aqui no blog boas ideias de customizações e criações em cima de vários modelos de Converse. Já teve tênis
coberto de glitter,
com tachinhas… E agora é a vez de trocar os cadarços por elásticos – tudo pra dar um toque pessoal e facilitar a vida na hora de tirar e botar.
Vamos aos passos:
1. Materiais
- um par de Converse com cadarço
- cerca de meio metro de tira de elástico – de preferência mais grosso, como o da foto
- uma agulha
- linha de costura bem grossa e resistente
- alfinetes
2. Medindo o elástico
Escolha como quer posicionar o elástico. A sugestão aqui é que seja na diagonal, cruzando por cima do pé. Assim, ele fica preso do lado interno do tênis junto à sola, e do lado de fora junto aos ilhoses dos cadarços.
Prenda ambas as partes com os alfinetes, marcando exatamente onde o elástico deve ficar antes de cortá-lo.
Corte o pedaço que serviu como medida e use-o como molde para o elástico do outro pé, cortando igualzinho.
3. Costurando a parte interna
Comece costurando pela parte de dentro do pé, onde o elástico ficará preso próximo à sola. Embora ele vá passar por cima do pé, deve ser costurado posicionado para baixo, como mostra a foto.
Use a agulha e a linha e faça pontos delicados, passando do lado de fora para o lado de dentro do tênis, ao longo de toda a extensão do elástico.
Você deve ficar apenas com uma linha fina de pontos em ambos os lados. Não se preocupe muito que ela esteja perfeita, afinal você vai puxar o elástico por cima em seguida.
Quando a costura estiver pronta, dobre para baixo e prenda com alguns pontinhos o canto do elástico que vai ficar para fora quando você puxá-lo na diagonal sobre o pé. É meio complicado de explicar, mas a gente garante que, na hora, fazendo, você vai entender.
4. Costurando a parte de cima
Agora puxe o elástico por cima do pé, na diagonal, e prenda-o novamente com os alfinetes, da mesma forma que havia feito na hora de medir.
Costure o elástico junto aos ilhoses seguindo a linha das costuras já existentes no seu Converse.
Em seguida, dê alguns pontos para prender a lingueta do tênis nas laterais, para que ela não fique saindo do lugar ou embolando na hora de calçar.
5. Repita
Refaça todo o processo no outro pé do tênis.
6. Prontinho!
Você agora tem um Converse único e diferente do de todo mundo. Saia por aí exibindo seus talentos de DIY para seus amigos!