Há tempos procuro um shorts étnico para chamar de meu mas não acho nada por preços acessíveis… Aí que né, por que não tentar fazer o meu próprios shorts? Rs Talvez este seja o diy mais elaborado que já postei por aqui… não é difícil, mas dá um belo trabalho. Espero que gostem!
Você vai precisar de:
- Shorts (de preferência de cor clara, para as tintas pegarem bem)
- Tintas e canetas para tecido (usei as seguintes cores: tintas Verde Folha e Maravilha e canetas Azul Turquesa e Laranja, tudo da Acrilex)
- Pincel
- Fita crepe
- Alfinetes
- Estampa étnica
- Papel carbono
- Régua
Eu optei por fazer uma estampa “customizada”, mas você pode pegar uma estampa pronta. No meuPinterest, fiz um board com várias inspirações!
Para começar, você tem duas opções: desenhar com lápis grafite direto no shorts ou usar uma estampa pronta. Aí você deve prender o carbono com a estampa por cima e ir riscando, para marcar o desenho nos shorts.
Coloque um pedaço de papelão por dentro da perna dos shorts e prenda com alfinetes, para o tecido não dobrar e evitar que a tinta passe para o outro lado. Depois, você deve pintar as partes maiores (os detalhes ficam para o final). Demarquei o contorno com fita crepe para não borrar e usei primeiro a tinta líquida. Espere secar bem (em torno de 4 horas) e passe mais uma camada se achar necessário. Só tire a fita crepe depois que a tinta estiver totalmente seca!
Depois de pintar as áreas maiores com tinta e esperar secar bem, comecei a pintar com as canetas. O segredo é sempre esperar secar antes de ir para a outra cor que fica próxima, para não borrar (como aconteceu na barra do meu shorts, onde o azul “passou” para o laranja).
Em alguns detalhes, usei a régua para fazer os riscos bem retinhos. Só limpe a régua com um papel toda a vez, para não borrar. Uma outra opção é usar molde de papel para fazer o contorno de alguns detalhes!
Apesar do trabalho e da demora, curti muito o resultado. O bom é que com essas canetas para tecido dá para customizar várias peças, é só usar a criatividade!
Ainda estou pensando se faço o desenho do outro lado ou não… O que vocês acham?
Nenhum comentário:
Postar um comentário