Social Icons

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Como fazer a blusa Tie Dye em poucos minutos

Material:
2 camisetas lavadas (sem amaciante)
2 potes de tinta em pó Tupy
colher de pau
garfo de carne
vários elásticos de dinheiro
fita qualquer de tecido para amarrar a camiseta
leiteira com água fervendo 
panela grande com água fervendo
balde com água fria
3 colheres de sopa de sal
5 colheres de sopa de vinagre

Primeiro a fazer é colocar as panelas para ferver a água. Enquanto isto, decide-se que padrões de desenho serão feitos dá tempo para amarrar as camisetas úmidas, recém lavadas.

O desenho de uma das camisetas seria aquele com os riscos saindo da parte central e para a outra fiquei animada para fazer em degradê (é só ir colocando a camiseta aos poucos na água com a tinta).

Primeira camiseta a ser feita seria a do degradê. Apenas amarrei com o elástico, pegando a partir da gola, com o intuito de deixar mais claro na parte de cima e ficar com uns quatro riscos claros ao longo da camiseta.


Queria começar com a em degradê, para ver como iria ficar... Qualquer coisa colocaria tudo na água de volta para ficar de uma cor só... O único problema é que para fazer o tingimento em degradê precisaria colocar a camiseta aos poucos na água quente. Isso de cara me deixou com preguiça. Queria fazer o degradê, mas pensar na barriga quente no fogão me desanimou...

Nessa altura da história, a água da leiteira ferveu, desliguei o fogo e com a ajuda da colher de pau dissolvi o conteúdo todo do potinho LILÁS! Depois, misturei o concentrado da tinta na panela grande que também já estava fervendo. A panela que recebe toda a tinta, fica com o fogo ligado - fogo baixo - apenas para garantir a temperatura da água em torno de 90ºC para que o tingimento aconteça.

Maquinando um pouco como iria fazer o degradê, decidi pendurar a camiseta com um fio de náilon (desses de pescaria) no puxador do armário que fica acima do fogão e ir colocando a camiseta devagar na panela! Um experimento! E como adoro essas coisas, lá fui eu! Fio de náilon, fita de tecido para segurar a camiseta.


Ficou engraçado.... Mas funcional! Enquanto a camiseta ia colorindo consegui ler algumas páginas de um livro!!!


É verdade que de início fiquei segurando o fio de náilon no banco no qual fiquei sentada, mas depois de um tempo percebi que era só enrolar no assento que ficava ali bonitinho. Além disto, para cada quase uma página lida descia um pouco a camiseta!! Era o tempo necessário!

Depois de tingir a camiseta: balde de água fria com sal e vinagre!

Para a segunda camiseta, mesmo procedimento da anterior: água na panela grande para ferver e novamente a leiteira para dissolver a tinta na água fervente. Desta vez tinta VERDE!

Amarrei a camiseta como no vídeo que está na postagem do outro dia: peguei a camiseta com o dedão, indicador e dedo médio na parte central, de onde sairão os raios, e fui girando até que tudo ficasse um bolo. Depois prendi com o elástico nos sentidos vertical e horizontal, de maneira a segurar o tecido pela lateral e para não soltar enquanto estivesse na água fervendo e tingindo. 


Ao colocar a segunda camiseta na panela, peguei a fita da camiseta anterior e pendurei no armário novamente para tentar fazer os raios em degradê. Para ver se ficaria legal. Como o tempo entre uma e outra ficou maior do que 20 minutos (tempo suficiente para a tinta pegar na camiseta que estava no balde com sal e vinagre), aproveitei para ver a camiseta lilás... E vi que tinha ficado bem legal! Por isto arrisquei o degradê na verde.

Enfim, depois de descer a segunda camiseta bem devagar, durante uns 35 minutos, na panela com a tinta verde, ela foi para o balde de água fria com sal e vinagre, como a outra camiseta. O lance é que como ainda tinha bastante tinta, aproveitei para tentar tingir um tapete de banheiro verde que tinha ficado manchado de água sanitária - não ficou 100% porque era sobra da tinta da camiseta, mas não está mais com as manchas feias de antes... está com outras...kkkkkk


Bom, resultado final das duas camisetas: AMEI!!!! Quase que a camiseta lilás deixou de ser presente!!! Depois até fiz uma AZULsem degradê, com os raios saindo do centro, num outro dia. Essa foi de quebra porque o Zé pediu pra fazer para ele, de tanto que ele gostou da verde...

O bom de tudo isto é olhar uma coisa que eu fiz, com muito amor e carinho para duas 

Um comentário: