Social Icons

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Aprenda a Pintar Short com Tinta de Tecido

DIY: Short Customizado - Dip Dye



Olá pessoas!

O short de hoje foi inspirado em um blog gringo que eu queria muito colocar o link aqui mas já está fora do ar. Nesse blog eu vi a guria explicando que já tinha feito short com essas tintas de tingimento comuns, como essas que temos aqui que são vendidas em mercados e armarinhos e que são diluídas em água fervente.

A blogueira dizia que por mais que utilizasse fixador e até vinagre, costumava sair muita tinta durante a lavagem, a gama de cores não é muito grande e que ela achava essa técnica mais legal.

Ao visitar blogs nacionais via que nos comentários essa era a maior reclamação, principalmente com tintas escuras.

Resolvi testar pra ver se funciona e mostro meu resultado aqui.


Eu utilizei o seguinte material:

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

- Um Short Branco da lojinha da esquina. (assim se der errado eu não estraguei um short caro)



- Quatro embalagens de tinta para tecido. 2 preto e 2 fuchsia. (A segunda embalagem da fuchsia não quis sair na foto)
- Álcool.
- Um pincel grande.
- Tachinhas dos tutoriais anteriores.


Para começar vamos para uma área onde você possa fazer sujeira. Eu fui para área de serviço e forrei o chão com um saco de lixo (sem lixo de preferência, ok).

Em seguida peguei um potinho desses de plástico que vem com pavê e salada de frutas. Pote limpinho, vazio  e seco. Nesse recipiente, eu coloquei uma embalagem inteira de tinta de tecido, em seguida encho o pote de tinta  Acrilex com álcool e misturo com a tinta até ficar homogêneo.


Para pintar é muito simples, basta ir dando batidinhas com o pincel por todo o short até o limite que preferir. 


Fiz o mesmo processo na parte de traseira do short. Como podem ver a tinta diluída no álcool é bem líquida e passou para o outro lado. Sendo assim você deve deixar as pontas do short bem unidas para não manchar todo o short. 



Repeti o mesmo procedimento com o preto. Feito isso deixei secar por umas quatro horas, o preto estava cinza e o fuchsia estava rosa. Então tive que dar uma segunda demão de tinta, dessa vez fiz um pouco mais concentrada e coloquei 2/3 de tinta de tecido e apenas 1/3 de alcool.

Assim ficou uma cor bem forte no fuchsia, eu utilizei uma esponja nessa fase e com ela fui mesclando as cores para que não ficasse uma divisão muito bruta.

Deixei secar por 72 horas (não pode lavar antes disso) e ficou assim:





Para finalizar coloquei alguns apliques de forma aleatória só pra não perder o costume. E após lavar e secar ficou dessa maneira:




Minha conclusão sobre essa técnica com tinta de tecido diluída foi a seguinte:

- Dá mais trabalho.
- Custa um pouquinho mais caro que as tintas Tupy ou Guarany...
- Realmente você pode fazer o short no estilo de pintura que quiser e a opção de cores é gigantesca.
- Mesmo depois de lavar o short umas duas vezes, o tecido dele fica mais grosso porque a tinta preenche a trama do tecido do short.
- Não saiu tinta durante a lavagem, não deixei de molho, fiz apenas a lavagem rápida na mão e também na máquina e até agora o preto ainda é preto. E não usei nenhum tipo de fixador.

Pois bem, se algo mudar eu faço um update aqui. Mas até que gostei do resultado.

Infelizmente a foto não fez valer, o short ficou uma belezinha!

Beijão e até a próxima!

3 comentários: