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quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Customização: E agora?

Publico para vocês agora a matéria de moda que escrevi nesta semana para o Jornal da Paraíba, e que fala de um assunto que todos nós adoramos: A customização. Então se joguem sem moderação, queridos!!!
Você já ouviu falar em customização? Este termo, hoje cada vez mais comum no vocabulário fashion, surgiu a partir da expressão inglesa “custom made” que literalmente significa feito sob medida. Ou seja, é uma forma de adaptar um produto de moda feito em grande escala para as necessidades de cada um.
Além de proporcionar individualidade em um meio onde as tendências de moda estão cada vez mais globalizadas, a customização é uma das opções para se criar um visual exclusivo sem gastar muito dinheiro. Ela chegou ao Brasil na década de 1990, influenciando as pessoas a criarem um visual único a partir do conceito de individualismo propagado pelas coleções de moda daquela época.
Essa idéia se espalhou pelo mundo e ajudou a fortalecer um novo panorama para a relação entre o mercado e os consumidores. Hoje, cada vez mais pessoas passaram a buscar alternativas para se diferenciar dos demais, utilizando técnicas para tornar as suas roupas exclusivas, o que contribui para disseminar um novo conceito de moda.
A customização também pode ser uma solução para as roupas que por estarem velhas ou danificadas sempre ficam esquecidas no guarda-roupa. Segundo a estilista e consultora de moda Isadora Cavalcanti, esse é o processo mais indicado para dar uma cara nova a peças velhas.
“Isso pode ser feito de várias formas, seja com um recorte, uma aplicação de algum material ou até mesmo uma cor diferente. O objetivo da customização é que você possa usar uma roupa ou um acessório que tenha tudo a ver com seu estilo e seja exclusivo. Com ela, aquela história de chegar a uma festa e encontrar sua amiga com uma blusa igualzinha a sua é coisa do passado”, disse.
De acordo com a estilista, a customização pode ser aplicada em várias peças, como camisas, jaquetas, calças, ou assessórios como bolsas e sapatos. Segundo ela, hoje essa técnica ganha cada vez mais espaço no mercado da moda, principalmente entre o público mais jovem.
“Atualmente podemos perceber que a moda atende a todas as tribos, estilos e gostos, formando um cenário fashion democrático e diverso. Nesse contexto, é natural que as pessoas queiram expressar o seu estilo através da roupa, e a customização é uma das formas de concretizar isso”, afirmou.
Isadora Cavalcanti explicou que o primeiro passo para quem deseja customizar uma roupa é vasculhar o armário em buscas daquilo que por algum motivo, você não usa mais. “Pode se começar fazendo testes, sobretudo naquelas peças que estão a décadas esquecidas no guarda-roupa. A maioria das revistas de moda trazem boas dicas, e para quem está antenado com as tendências, bastam alguns itens e muita criatividade”, ensinou.
“Os materiais mais utilizados são tesoura, algumas tintas específicas para tecido, que podem ser encontradas em qualquer papelaria, além de aviamentos como botões, linhas, correntes e tachas, dentre outros. No entanto, essa é a hora de deixar a criatividade e a sua personalidade falarem mais alto para transformar uma peça antiga em atual, e que tenha o diferencial de ser exclusiva e que faça o seu estilo”, disse.
A estilista, que também ministra oficinas sobre customização em cursos de moda de João Pessoa, conta que com as técnicas  também podem criar peças completamente novas. “Usando as técnicas podemos transformar calças em saias, camisetas básicas em belas peças estampadas, pedaços de jeans em coletes e por aí vai. Não há limites para quem quer ousar e ficar na moda gastando pouco”, revelou.
Exclusividade e estilo na medida certa
As grandes lojas de departamento estão no centro de um fenômeno comum hoje para o mundo da moda. Elas integram as chamadas redes de fast fashion (ou moda veloz, traduzido do inglês ao pé da letra) e se caracterizam por disseminar de forma rápida e em grande escala as principais tendências de moda apresentadas nas coleções de alta costura durante as semanas de moda.
Esse conceito surgiu na Europa a partir de lojas como Zara e H&M, que fabricam e distribuem produtos de moda de forma contínua e em escala industrial, para atender o maior número de consumidores possível.
No Brasil, esse conceito é trabalhado por redes de varejo como Riachuelo, Esplanada e Marisa, dentre outras, que vendem itens de moda masculina, feminina e infantil de forma massificada.
Como os produtos destes estabelecimentos são produzidos em larga escala, a exclusividade deles não é garantida e para diferenciar-se, os consumidores tem que recorrer a algumas estratégias, e a customização das peças compradas nessas lojas é uma delas.
De acordo com a estilista Isadora Cavalcanti, que também é supervisora de vendas da Riachuelo do Manaíra Shopping, essa nova exigência dos consumidores acabou gerando uma mudança no mercado. Ela afirmou que a exclusividade é um conceito cada vez mais exigido pelos clientes.
“Nossa principal missão é proporcionar ao maior número de pessoas condições de se expressarem através da roupa, e para isso nossos profissionais passaram a fazer pesquisas para garantir que as coleções estejam não só estejam alinhadas com as tendências em alta mas também com os desejos de indentificação e exclusividade que os consumidores tem com as peças”,explicou.
Para a produtora da moda Luziane Lima, customizar peças de roupa compradas em lojas de departamento é algo comum. Ela contou que ficava incomodada com o fato de inúmeras meninas estarem vestidas igual a ela, e passou a fazer modicicações nas peças que comprava para assegurar um visual que fosse único.
“Sempre acreditei que a roupa é uma das formas que temos para nos diferenciar e expressarmos parte da nossa personalidade. Apesar de gostar de comprar em grandes lojas de departamento pelo seu preço acessível, me incomodava o fato de encontrar pessoas vestidas de forma quase igual a mim. A customização foi a saída que encontrei para resolver esse problema”, disse.
A produtora, que gerencia há seis meses um blog de moda contou que também usa esse espaço para dar dicas de customização para as leitoras na internet.
Segundo ela, não é preciso fazer grandes modificações nem gastar muito dinheiro na hora de customizar uma peça. “Alguns pequenos detalhes, quando bem feitos, fazem toda a diferença. Uma aplicação de renda, um bolso diferenciado, e por aí vai. Quem não tem habilidade com linhas e agulhas pode recorrer a uma costureira ou pedir ajuda para uma amiga. Outra boa dica é investir em sobreposições de roupas e descobrir novas formas de uso para as peças, como por exemplo, usar um lenço ou xale como turbante”, indicou.
Algumas dicas na hora de customizar as peças
  • Customizar uma peça pode ser bem mais fácil do que se imagina. Por exemplo: basta pegar uma imagem que você goste na internet ou criar um desenho no computador e estampá-lo em uma camiseta branca. Assim, você terá uma peça exclusiva e com o seu estilo.
  • Aproveite a realização de eventos de moda na sua cidade para dar uma mudada no guarda-roupa, pois em muitos desses eventos são vendidas peças customizadas por artistas e designers, que em alguns casos fazem a customização na hora, como no caso dos grafiteiros.
  • Existem materiais disponíveis no mercado preços acessíveis que podem ser usados em processos de customização. Itens como desenhos, pinturas, transfers, colas, apliques, bordados, brilhos, bijuterias e muito outros, que são encontrados em muitas lojas a preços acessíveis podem ser usados para customizar um peça de roupa ou acessórios.
  • Tudo é válido na hora de customizar, desde que não haja exageros. Também use a sua criatividade para extender os limites das técinas de customização, modificando sapatos, sandálias, moda praia e underwear.
  • Se a sua intenção é modificar a cor de uma peça, o mais indicado é procurar uma tinturaria, pois os tingimentos feitos em casa, além de não terem uma fixação ideal, também podem manchar o tecido e acabar inutilizando a peça.
  • A internet e as revistas de moda são grande aliadas para quem quer modificar as suas roupas e não sabe como. Além de darem dicas, em muitos casos, os blogs, sites e publicações trazem um passso a passo que torna a customização em uma brincadeira fácil e divertida.
  • Hoje várias escolas e faculdades de moda já possuem cursos de curta duração e workshops sobre customização, onde são passadas as principais técnicas que podem ser utilizadas no processo de modificação das peças.
  • A busca por peças diferentes e exclusivas, com o estilo de cada cliente, ajudar a movimentar o setor, e cada vez mais lojas investem em peças de tirgam limitada ou com detalhes que as tornem únicas. Optar por uma dessas peças é escolher por peças que já vem customizadas de fábrica.

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